Gastronomia

Aumenta o consumo de alimentos saudáveis no Brasil.

 

Ingredientes da biodiversidade brasileira conquistam espaço no mercado alimentício com sabor e alto valor nutritivo.
Os hábitos alimentares saudáveis estão ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Saem de cena os alimentos calóricos com alto teor de gordura e entram os funcionais, ou seja, aqueles que são benéficos à saúde.

Em uma pesquisa elaborada em 2013 pela Mintel, empresa inglesa especializada em inteligência de consumo e produto, 66% dos entrevistados afirmaram consumir frutas e vegetais diariamente e 22% garantem seguir uma dieta com baixo teor de gordura.

Com o consumidor cada vez mais exigente e interessado em uma alimentação de qualidade, a Beraca, empresa brasileira que investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o fornecimento de matérias-primas naturais e sustentáveis, foi buscar na biodiversidade brasileira frutos e sementes para a produção de alimentos funcionais.

A proposta é transformar itens já conhecidos por todos, como pães, bolos e cookies em opções saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e ômegas. Além disso, quando falamos em produtos naturais não podemos deixar de ressaltar a questão da sustentabilidade, pois envolve também o respeito ao meio ambiente e aos envolvidos na cadeia produtiva", avalia Dra. Suzilei Ciampone, Supervisora Técnica da área de Food Ingredients da Beraca.

Com farinhas, óleos e manteiga extraídos do açaí, buriti, castanha do Brasil, cupuaçu e maracujá, a empresa propõe que em vez de fazer um cookie, por exemplo, apenas com a farinha de trigo, seja adicionada também uma farinha de alto valor nutritivo. Isso acrescentará saúde e bem-estar às refeições diárias.

BENEFÍCIOS:
Cada ingrediente oferece um benefício ao organismo, entre eles estão as vitaminas A (importante para a visão e fundamental para garantir a capacidade funcional dos órgãos reprodutivos), D (promove a absorção de cálcio e protege contra males ligados ao sistema ósseo), E (defende o organismo de doenças crônicas, como Parkinson, Alzheimer, câncer, problemas cardiovasculares e previne o dano oxidativo das células) e K (fortalecimento dos dentes e cabelos e anticoagulante). Além disso, alguns frutos e semente nacionais possuem ômega 6, ácido linoleico, responsável por manter os níveis de colesterol e auxiliar no funcionamento do sistema cardiovascular, e ácidos graxos insaturados, capazes de controlar os níveis de colesterol e triglicérides no organismo.
.