Músicas

Arnaldo Saccomani produtor musical e jurado do SBT faz revelações exclusivas.


Arnaldo Saccomani, renomado produtor musical e jurado do programa ASTROS, do SBT, fala com exclusividade para a revista Sacomani Report a respeito da música brega e do jabá (quando uma pessoa ou empresário de um artista paga para tocar a música na rádio).

Em sua carreira brilhante, Arnaldo produziu discos para cantores como Tim Maia, Rita Lee, Ronnie Von, Fábio Junior, Mara Maravilha,Grupo Dominó e das Chiquititas brasileiras. Na Espanha produziu um álbum do cantor Luis Miguel.
Também atuou em rádios como Antena 1 FM de São Paulo e Jovem Pan 2.
Todo esse talento também pode ser notado pela sua filha, a compositora Thais Nascimento.

SR – Como você vê a música popular brasileira?
AS – É um reflexo da sociedade, no caso de aceitar ou não esta ou aquela música é quase um fator psicológico que só a própria sociedade explica.
SR  – Qual o motivo destes estilos estarem na frente?
AS – O motivo é porque o povo gosta e também porque as rádios apóiam. É o rádio que define o ritmo musical, ou seja, se vai dar sucesso ou não. O rádio é a plataforma de lançamento.
SR - Então o artista deve se destacar primeiro no rádio para depois ir para televisão?
AS– Sem dúvida nenhuma. A internet é uma ferramenta a mais de divulgação, porém não é a que define o sucesso. A web consagra artistas bizarros, um cantor de carreira não depende da internet. Por exemplo, o sucesso da cantora Paula Fernandes se deve ao rádio e não à internet.
SR  – O que acha dos jabás?
AS – Não existe jabá, hoje se faz promoções. Acabou aquela história de dar dinheiro escondido para o dono da rádio tocar a música. O artista tem que ter dinheiro para dar suporte no lançamento de sua carreira. Aí será estabelecido qual tipo de promoção irá fazer, como por exemplo  sortear um carro, passagem para Nova York, etc. Da mesma forma é no mundo inteiro.
SR – O que são músicas bregas?
AS – São músicas extremamente populares. O termo brega quer dizer “pejorativo”, hoje é legal o artista ser brega. Vários artistas usaram este marketing para se consagrarem na carreira como Amado Batista e o Wando. O cantor Luan Santana e a dupla sertaneja Jorge & Mateus são considerados artistas brega.
SR  – Qual mensagem você deixa para quem está tentando o mercado musical?
AS – Tem uma frase que está muito na moda, mas que é apelativa ...Não desista do seu sonho.... Isso é muito perigoso porque as pessoas jogam tudo fora por um sonho que nunca se realiza. Sugiro que elas tenham um sonho A,B e C, é possível ser feliz e bem sucedido.. Se não conseguir ser cantor, uma boa opção é ser compositor ou produtor musica. As pessoas não deve ficar imobilizadas na vida por causa de um sonho. Não esqueça Não esqueça que para cada Neymar que dá certo tem 20 mil Neymares que estão nas ruas pedindo esmola. Ah!Porque o Neymar deu certo, eu também vou dar... A minha opinião é que as pessoas busquem seu sonho,trabalhem, corram atrás, mas não deixem de ser felizes. É possível ser feliz em outra área. 
“A INTERNET É UMA FERRAMENTA A MAIS DE DIVULGAÇÃO, PORÉM NÃO É A QUE DEFINE O SUCESSO”