SAÚDE

Tuberculose: Quando nos livraremos deste mal?

Bacilo silencioso mata 1,5 milhão de pessoas por ano ao redor do mundo

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de importância epidemiológica mundial causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch (BK). Sua forma pulmonar é omais frequente e generalizada, porém também pode afetar outros órgãos do nosso organismo como por exemplo,a laringe,os ossos,as articulações,a pele, o intestino,os rins e o sistema nervoso. No Brasil cerca de 80 mil novos casos são diagnosticados por ano, com mais de 5 mil mortes.
Transmissão: A Tuberculose é transmitida por vias aérea, com a eliminação do BK através de gotículas de secreção pulmonar expelidas pela tosse e espirro de uma pessoa doente e posterior aspiração dessas gotículas por alguém saudável que esteja próximo. Segundo o Dr. Jorge Barros Afiune, médico pneumologista e membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPTT), a sub habitação, como favelas e cortiços, facilita a transmissão da tuberculose pela proximidade das pessoas. Alguns fatores como a desnutrição,o uso de drogas,o alcoolismo e algumas doenças como diabetes, câncer e a Aids reduzem a imunidade dos pacientes tornando-os maus suscetíveis ao adoecimento.
Sintomas e Diagnóstico: Tosse prolongada (por mais de três semanas), episódios de febre à tarde,perda de apetite,cansaço frequente e suor noturno são sintomas da doença. O diagnóstico é confirmado a partir de investigação do histórico médico (análise dos sintomas) e exame físico do paciente,radiografia do tórax e estudos microbiológicos (análise de amostras de escarro) para o encontro do bacilo.
Tratamento: Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento é realizado por meio de medicamentos. Os doentes são tratados com quatro tipos de remédios diferentes, que devem ser ministrados uma vez por dia durante 6 meses.

Fonte:Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPTT)

RELACIONADOS

Criado grupo para investigar elo entre policiais e facção

Corregedoria da Polícia Civil forma equipe que vai centralizar apuração em SP.